Quando falamos em HPV, muitas pessoas ainda associam a infecção apenas à presença de verrugas genitais (condilomas). Mas o vírus do papiloma humano vai muito além disso. Ele pode estar presente mesmo sem sinais visíveis na pele ou mucosa e é aí que a captura híbrida se torna uma ferramenta essencial no diagnóstico precoce.
Esse é um exame altamente sensível, capaz de detectar o HPV nas células da região anal, conseguindo identificar a sua presença antes mesmo que ele cause alterações visíveis ou lesões detectáveis no exame físico.
Vale lembrar que o HPV é uma doença silenciosa, ou seja, a ausência de condilomas não significa ausência do vírus, e com isso, pessoas infectadas com cepas de alto risco oncogênico podem não apresentar qualquer sinal clínico.
As indicações para esse tipo de exame são para todos os pacientes que desejam um rastreamento mais sensível, mesmo na ausência de sintomas, além disso, para pacientes imunossuprimidos; pacientes com histórico de verrugas genitais e/oucom alterações em exames anais, mesmo discretas.
Ter um diagnóstico precoce, ajudará no acompanhamento especializado e com exames periódicos como anuscopia de alta resolução, além de orientações sobre imunidade, vacinação e cuidados locais.
Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106