Prevenir é garantir  longevidade com qualidade
AGENDAR CONSULTA

Prevenir é garantir longevidade com qualidade

18/11/2025 às 11:15:04

O câncer de próstata ainda é um dos mais recorrentes entre os homens e o grande desafio continua sendo no diagnóstico prévio, já que o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa em seus estágios iniciais, muitas vezes sem sintomas.

  Por isso, é essencial que os homens a partir dos 50 anos (ou 45 para aqueles com fatores de risco, como histórico familiar e obesidade) consultem regularmente um médico urologista e realizem exames preventivos, como o toque retal e o exame de PSA.

  Vale lembrar que o toque retal realizado pelo urologista é diferente do realizado pelo coloproctologista. O urologista é o especialista que cuida do aparelho geniturinário masculino e da saúde reprodutiva. No contexto do toque retal, o principal objetivo do urologista é avaliar a próstata, que está localizada logo à frente do reto.

  Já na coloproctologia cuidamos do trato intestinal, reto e ânus. O toque retal, nesse contexto, tem um objetivo mais amplo, focado principalmente na avaliação de doenças do sistema colorretal. Certo?

  Falar sobre essa campanha significa também incentivar a comunidade masculina ao autocuidado preventivo e para um olhar integral para saúde! Muitos homens adiam suas consultas por medo, desinformação ou preconceito em relação ao toque retal.

Entretanto, é fundamental entendermos que esses exames são rápidos, simples e representam uma oportunidade de salvar vidas!

  Compartilhe esse insight com mais amigos e familiares!

 

Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106

 

Capital Financial Center: Bloco A, Salas 06 e 07 (Mezanino Andar 01 SIG Quadra 4, Lotes 125/175, St. Sudoeste
Telefone: (61) 99670-7120
Brasilia - DF