Fezes finas ou em formato de fita são aquelas que possuem uma redução na espessura habitual das suas fezes, que em vez de serem mais volumosas e cilíndricas, saem com um diâmetro mais fino que o habitual, também podem ter aparência mais achatada ou alongada em formato estreito.
Isso pode acontecer por diferentes fatores:
- Espasmos na musculatura do assoalho pélvico ou hipertonia do esfíncter anal podem afetar o formato das fezes.
- As hemorroidas internas ou externas, especialmente quando inchadas, podem ocupar espaço no canal anal, comprimindo a passagem das fezes.
-Pólipos e/ou lesões na parede do intestino que podem crescer e, dependendo de seu tamanho ou localização, estreitar o canal intestinal.
- A estenose é um estreitamento do intestino, que pode ser causada por inflamações crônicas, como na doença de Crohn, doença diverticular, ou mesmo por procedimentos cirúrgicos anteriores. Quando o intestino é afetado, seu diâmetro reduzido pode dar origem às fezes finas.
Uma das causas mais importantes a ser descartada no caso de fezes finas é o câncer colorretal. Tumores na parede do cólon ou do reto podem causar um estreitamento do canal intestinal, fazendo com que as fezes passem com diâmetro reduzido! Esse é um sinal de alerta, especialmente se for acompanhado de outros sintomas, como: Sangue nas fezes, alteração no hábito intestinal, perda de peso inexplicada, fadiga constante, dores abdominais frequentes.
Embora fezes finas ocasionais possam ser inofensivas, é essencial prestar atenção a outros sinais de alerta e sempre buscar ajuda especializada!
Compartilhe esse alerta com mais amigos e familiares!
Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106
Capital Financial Center: Bloco A, Salas 06 e 07 (Mezanino Andar 01 SIG Quadra 4, Lotes 125/175, St. Sudoeste
Telefone: (61) 99670-7120
Brasilia - DF