Dor intensa na região anal, inchaço, sangramento e, em alguns casos, dificuldade para evacuar ou até mesmo para se sentar: todos esses são sinais de alerta para uma crise hemorroidária!
Apesar de ser uma condição frequente, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como agir durante a crise e acabam tomando medidas que podem piorar o problema. Então anote aí:
O que fazer?
- Mantenha uma boa higiene local: após evacuar, prefira lavar a região com água morna, o papel higiênico comum pode irritar ainda mais.
- Banhos de assento mornos: sentar-se em uma bacia com água morna por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia, ajuda a aliviar a dor e reduzir a inflamação.
- Alimentação rica em fibras e boa hidratação: Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e ingerir água o suficiente por dia favorecem fezes mais macias, reduzindo o esforço evacuatório.
- Buscar tratamento especializado: hemorroidas se trata com o proctologista, logo, nada de seguir receitas da internet ou indicações de amigos, não é assim que você vai melhorar.
E o que não fazer?
- Não forçar evacuação;
- Não ficar muito tempo sentado no vaso sanitário;
- Não ignorar os sintomas!
Em caso de dor persistente, intensa, sangramento vermelho vivo e/ou volumoso, e o aumento da saliência na região anal, busque ajuda imediata para encaminhar o tratamento mais adequado ao seu caso.
Compartilhe com o máximo de amigos!
Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106
Capital Financial Center: Bloco A, Salas 06 e 07 (Mezanino Andar 01 SIG Quadra 4, Lotes 125/175, St. Sudoeste
Telefone: (61) 99670-7120
Brasilia - DF