A endometriose vai muito além do útero. Essa é uma condição complexa, inflamatória e sistêmica, que pode afetar profundamente diversas áreas do corpo e da vida da paciente, inclusive o intestino.
E é exatamente por isso que o cuidado com a endometriose não pode ser feito por uma única especialidade. Ele precisa ser multiprofissional.
Costumo receber mulheres que sofrem com o impacto que a endometriose intestinal causa: dor ao evacuar, constipação, diarreia, distensão abdominal, sangramentos e, em muitos casos, sintomas que imitam outras doenças intestinais e que podem confundir ou atrasar diagnósticos, principalmente quando o caso é conduzido sem muita experiência na análise.
Além do mapeamento ginecológico da doença, precisamos:
Verificar o acometimento intestinal e conduzir exames específicos;
É necessária uma modulação da inflamação através da alimentação com o acompanhamento nutricional;
Uma equipe cirúrgica experiente e especializada, quando necessária, para oferecer soluções seguras e minimamente invasivas sempre que possível;
A reabilitação da musculatura do assoalho pélvico, em alguns casos;
Sem contar a necessidade de acompanhamento psicoemocional para amparar emocionalmente a paciente, que muitas vezes carrega traumas relacionados à dor crônica, infertilidade ou longas jornadas de invisibilidade médica!
A jornada com a endometriose é desafiadora, mas você não precisa enfrentá-la sozinha. Juntas por você. Sempre.
Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106