Enfrentar a menopausa traz uma série de mudanças físicas e hormonais que podem afetar diversas funções do organismo. O aparecimento de marcas de fezes na calcinha, pode ser uma dessa mudanças!
Isso pode acontecer nessa fase em vista da redução dos níveis de estrogênio, que pode resultar em enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, que pode levar a uma condição chamada de incontinência fecal, causando o escape de fezes ou resquícios após evacuações.
Além disso, a constipação também é comum em mulheres na menopausa devido à redução da motilidade intestinal e à menor ingestão de líquidos e fibras, e havendo evacuações incompletas, pequenas quantidades de fezes podem permanecer nos sulcos anais, contribuindo para a formação de manchas na roupa.
A cadeira Emsella pode ser uma excelente alternativa para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico!
Por isso, é interessante que a mulher menopausada, realize um acompanhamento multidisciplinar, consultando também a coloprocotologia para uma avaliação completa, para a correta investigação de outras causas para esse problema e tratamento adequado, bem como para garantir saúde intestinal nessa fase.
O diagnóstico precoce possibilita tratamentos mais eficazes e melhora significativa na qualidade de vida!
Salve para tirar suas dúvidas na consulta e compartilhe com amigas que estão nessa fase!
Dra. Sonaira Bernardes
Coloproctologia
CRM-DF: 21376
RQE: 15426 e 17106
Capital Financial Center: Bloco A, Salas 06 e 07 (Mezanino Andar 01 SIG Quadra 4, Lotes 125/175, St. Sudoeste
Telefone: (61) 99670-7120
Brasilia - DF